segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atividade - Grupo: X-MEN


Componentes:
Marcilene
Marlene
Nelcilene
Maria da Silva
Débora
Rosângela
Flor de Lis Bórgia
Aldileide
Cleidiane

Um comentário:

  1. Como educadores podemos fazer uso de obras, produtos da cultura de massa para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescentes durante todo o convívio em sala de aula, de forma lúdica, colocando o aluno para refletir sobre a história, criando seu próprio entendimento e originando e produzindo um outro final para a história. Mas não esquecendo que a intervenção do professor é de suma importância para a formação ou o entendimento do aluno.É possivel formarmos leitores a partir da leitura de tais obras. O primeiro passo para formarmos leitores é disponibilizar os diversos gêneros textuais às pessoas. E se temos o objetivo de formar leitores, precisamos de imediato nos mostrar leitores para os que ainda não são e ainda criar metodologias para que os momentos de leitura se tornem prazerosos e reflexivos. O ato de ler nos torna críticos, reflexivos, por isso a leitura da obra escolhida pelo nosso grupo, se trabalhada de forma dinâmica e crítica poderá despertar o leitor que está em cada um de nós. O leitor se interessará em ler cada vez mais para descobrir o que acontecerá no final dessa leitura, para entender mais sobre cada personagem, sobre a moral da história e, ao final, chegará a uma conclusão sobre o que leu destacando, assim, aspectos positivos e negativos, enfim, ampliará seus conhecimentos. E ampliar seus conhecimentos significa também ler obras de outros autores para fazer comparações, apropriar-se de conhecimentos para se tornar também um escritor de suas idéias e não continuar sendo somente um copista das idéias alheias. Podemos usar diversas estratégias de ensino para se trabalhar os aspectos positivos e negativos sobre o gibi selecionado para se comentar no aspecto escolar, dentre as quais podemos citar:

    -Promover feira de revistas em quadrinhos para incentivo do hábito a leitura.

    -Elaboração de uma peça teatral com o tema selecionado “X-Men” destacando a importância do respeito contra a discriminação.

    -Preparação de textos dissertativos com base nos pontos principais da história em quadrinho “X-Men”, incentivando o desenvolvimento intelectual e cognitivo.

    Aspectos positivos e negativos.

    As revistas “X-Men” tem com freqüência mostrado mutantes como vitimas de violência, devido o preconceito presente na sociedade.
    Esta em questão, no mundo real o preconceito contra negros, judeus, imigrantes, obesos, idosos, deficientes, enfim todos que não se encaixam no padrão de “normalidade” posta pela sociedade.

    Alguns heróis do gibi “X-Men” estimulam nas crianças virtudes: A coragem de enfrentar desafios, vencer os medos, proteger os mais fracos, defender os ideais e combater o inaceitável.

    EQUIPE: Aldileide Brito;Marlene Prado; Maria da Silva; Marcilene Cunha; Cleidiane de Jesus; Flor de Liz Bórgea;Rosângela de Deus; Débora Nunes; Nelceline Amaral.

    ResponderExcluir