domingo, 25 de abril de 2010

FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
CURSO PEDAGOGIA NOTURNO TURMA: A SALA: 214
PROFESSORA: ENEIDA


ALUNAS: GIRLENE SANTOS
KATIA RIBEIRO
LILIA RAQUEL
LUCIANA PEREIRA
MARILDA FAUTINO
SUELI

Atividade
1) Que medida podemos, como educadores, fazermos uso de obras, produtos da cultura de massa, para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescente?

Um produto da cultura de massa, como os gibis com a turma da Mônica adolescente, podemos trabalhar formando grupos de leitura, em que os alunos possam discutir sobre os temas abordados nos gibis. Pois é abordado nos gibis o contextos da vida real.

2) É possível formarmos leitores a partir da leitura de tais obras? Justifique sua resposta.

Sim é possível, pois é uma leitura engraçada que trabalha com a realidade do mundo jovem, os pensamentos, as atitudes, os temperamentos e isto de certa forma gera uma identificação do personagem com o leitor, e por este motivo existe a possibilidade de se desenvolver leitores, pois uma vez que se desenvolve o gosto pela leitura através daquilo que se gosta é mais fácil se tornar leitor de algo que talvez não se identifique muito

3) Após constatar a existência de conflitos ou assuntos referentes a problemas da contemporaneidade, verificar até que ponto a leitura de tais obras contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Como tais temáticas podem ser abordadas no espaço de ensino?

Por se tratar de temas da atualidade, algo que as crianças buscam no seu dia a dia, desperta o gosto pela leitura, e também por se tratar de uma leitura dinâmica.
A abordagem dessas temáticas no espaço de ensino se dá através do incentivo a construção de pequenas obras, isso sem dúvida contribuirá ainda mais para o incentivo à leitura.
4) Que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas no universo escolar? Tentem comentar alguns aspectos sobre os gibis selecionados, aspectos positivos e negativos.

A educação tem a leitura como meio de inclusão social e de melhoria para a formação dos indivíduos. Cabe, formalmente, à escola desenvolver as relações entre leitura e indivíduo, em todas as suas interfaces. No entanto, o tema leitura está mais associado à idéia de fracasso que de sucesso na escola e isso ocorre pelos mais diversos aspectos. Neste sentido podemos desenvolver a estratégia de leitura de gibis como alternativa para desenvolver hábito de leitura pela sua identificação como o mundo jovem.

Aspectos negativos:
Incentivo a não higiene;
Aspectos positivo:
a importância da amizade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário