domingo, 25 de abril de 2010

FACULDADE ATENAS MARANHENSE- FAMA
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE-CEAMA
CURSO DE PEDAGOGIA

CLAUDIANE DOS SANTOS
DAIANA CLOKLER
GISLAINE MORAES
PAULA MADALENA




LITERATURA INFANTO JUVENIL
HISTORIAS EM QUADRINHOS (LULUZINHA)











SÃO LUIS
2010

Luluzinha

A história em quadrinhos da Luluzinha nasceu no dia 23 de Fevereiro do ano de 1935 na revista The Saturday Evening Post numa charge assinada por Marge feita pelo cartunista Henderson Buell, assim Luluzinha teve uma grande popularidade cativando a todos. Durante a década de 40 a Luluzinha ganhou espaços em outras revistas onde virou historias em quadrinhos, pelo também cartunista John Stanley que publicou nessa mesma década, daí então a Luluzinha virou febre no mundo todo, onde foram vendidos vários produtos como cadernos, jogos, cartões de aniversario, brinquedos e até roupas, sendo garota propaganda de lenços por 16 anos. Em 1950 a Maio de 1969 foi criada uma versão dos quadrinhos para o formato de tiras, que foram distribuídas pela cidade de Chicago sem o mesmo sucesso das outras historias em quadrinhos, que assim como os seus desenhos animados e gibis conquistaram fãs pelo mundo inteiro, como suas historias Luluzinha (vai às compras, menina não entra, o piquenique, o clube da Lulu, tarde do Domingo, uma dupla do barulho e o conquistador) sendo assim Luluzinha teve criticas ótimas pelo mundo todo.
Luluzinha (Little Lulu) como é conhecida apareceu em 10 edições antes de receber seu titulo, jonh Stanley foi quem criou todo o universo da Luluzinha que conhecemos. No ano de 1972, o grupo editorial Dell Cimics/ Western Publishing se dividiu e Luluzinha e sua turma passaram a ser publicadas pela editora Gold Key, numa revista simplesmente chamada de Little Lulu, editada regularmente até 1984. Depois em 1995, Luluzinha estrelou uma segunda serie de desenhos animados produzida para TV a cabo americana e exibida pela HBO.
A historia conta sobre (Lulu Moppet, a.K.a Little Lulu) a Luluzinha que é uma menina muito esperta, criativa e sensível, tem um diário (Lulu’s Diary) onde anota tudo que acontece ao seu redor, na sua turminha tem o Bolinha que é ( Tubby Tompkins) que é garoto muito travesso e é o presidente do clube dos meninos ou do Bolinha como é mais conhecido, nesse clube menina não entra, luluzinha tenta combater o machismo dos meninos na historinha, Bolinha também é um detetive e as vezes com sua imaginação se desfaça de “ o arannha” também cria varias invenções no seu laboratório de química. Luluzinha conta sempre com sua melhor amiga á Aninha (Annie Inch) que é irmã do Carequinha melhor amiga do Bolinha e membro do clube dos meninos. Nessa historinha tem o Alvinho (Alvin James) que é um garotinho pentelho e mimado, vizinho da Luluzinha, sendo que a Luluzinha de vez em quando é babá dele onde conta histórias e tenta mudar seu caráter, tem também a Gloria (Gloria Darling) a menina fresca da turma e o Plínio Raposo (Wilber Van Snobbe) que é o riquinho da turma, como todos os outros meninos tem uma quedinha pela Glória sem falar que a Luluzinha também gosta da Plínio. O Bolinha tem um amigo chamado de Juca ( Willy Wilkins) que participa do clube dos meninos assim a turminha da Luluzinha cativou o publico de milhões de pessoas pelo mundo todo com seu carisma e simpatia.
Hoje existe uma versão da história da Luluzinha Teens em quadrinhos que foi lançada pela Ediouro, por meio do selo Pixel, no dia 5 de junho de 2009. É publicada em estilo mangá e de forma serial onde cada temporada possui 4 episódios. Assim essa garotinha esperta já está com seus 71 anos de criação, mas seu personagem continua sendo uma garotinha de oito aninhos com seu lado ingênuo da infância que todos guardamos.
Assim trazer os quadrinhos para a sala de aula pode ser uma ferramenta no processo de letramento e de diversas habilidades no processo de ensino aprendizagem devido ao fascínio que os personagens, desenhos, onomatopéias e cores geram na criança. Uma boa narrativa visual pode fazer com que a criança, mesmo não-alfabetizada consiga entender uma história em quadrinhos. A curiosidade em querer se aprofundar na história e saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pelo aprendizado da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário