domingo, 25 de abril de 2010

SUPERHOMEM

FACULDADE ATENAS MARANHENSE-FAMA
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE-CEAMA
CURSO DE PEDAGOGIA





HISTÓRIA EM QUADRINHOS









Equipe: Maria Raimunda, Maria do Socorro, Selma P. Reis, Vilma Rezende, Suzana Prazeres, Joanete Santos, Maria Celeste, Fernando, Leandro da Silva.





São Luís – MA


SUPERHOMEM
(SUPERMAN)






Como já foi mencionado, as histórias em quadrinhos são produtos da cultura de massa e estão por todos os lados. Uma realidade que não pode ficar longe da escola. A escola deve fazer a interpretação das histórias para seus alunos em sala de aula. Tentar adequar as histórias com os conteúdos escolares da melhor forma possível.
Sim! Trabalhar com aquilo que o aluno gosta e vivenciar é muito mais prazeroso do que algo técnico e enfadonho, estará adentrando no íntimo mundo mágico dos alunos.
Em primeiro lugar devem-se respeitar os limites e diferenças de cada um, se fizer isso já avançamos muito. Depois é só perceber o nível de ensino e “nivelar” a turma. O aluno precisa entender e compreender que as histórias, são só ficção e que eles sim são reais.
Podemos trabalhar com teatro, oficinas, desenhos, figuras e recortes. Entretanto, insisto novamente, a criança deve entender que isso é uma ficção e que eles são reais e podem se machucar na tentativa de imitar os heróis das histórias, mostrarem os dois lados da moeda.
Trabalhar a literatura, história infantil é algo que requer conhecimento pedagógico, senão estaremos distorcendo o trabalho literário.

SUPER HOMEM

É uma personagem fictícia. É um super-herói que foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shusier e Jerry Siegel, sendo adaptado para diversos meios de comunicação... Apareceu pela primeira vez na Revista Action Comics em 1938 nos Estados Unidos da América.
Superman nasceu no fictício Planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (filho das estrelas). Foi mandado a Terra por Jor-El, seu pai, cientista, momentos antes do Planeta explodir. O foguete pousou na terra, na cidade de Smallville (Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos.
Vive uma vida com dupla personalidade, quando não está usando o tradicional uniforme azul e vermelho, vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária, em Portugal). Hoje é casado com Lois Lane.
Com os poderes adquiridos aqui na terra, somente a kryptonita podia enfraquecê-lo, como aconteceu diversas vezes em episódios dos filmes.
Foi o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman.
O filho Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação abaixo das expectativas.
A origem e poderes da personagem foram sendo expandidos e alterados gradativamente ao longo dos anos para acompanhar a evolução do público. A história foi alterada para permitir as aventuras do Superboy e outros sobreviventes de Krypton. Foram criados, como Supermoça e Krypto, o Supercão.
A personagem foi revisada e atualizada mais recentemente em 1986, John Byrne, recriou a personagem reduzindo os poderes do Superman e apagando diversas personagens da versão oficial das histórias.
A cobertura da imprensa foi novamente recebida na década de 1990, com a Morte do Superman, uma história na qual a personagem era dada como Morta.

Um comentário:

  1. Poderia ser trabalhado como aspecto a ser criticado, o fato de que o herói parece uma representação do poder norte-americano que enfrenta inimigos como vilões russos ou iranianos, ou qualquer outro povo que represente uma ameaça para eles.

    ResponderExcluir