domingo, 25 de abril de 2010

HISTORIA EM QUADRINHOS BATMAN
grupo Marivan, Carlene, Vanessa, Eucilene.



A historia em quadrinhos do Batman nasceu em Maio de 1939, juntamente com Superman , tornando-se assim um dos super-heróis mais conhecidos do mundo .Através dos anos a historia do Batman vem sofrendo diversas revisões e modificações acompanhando a modernidade , seja com os seus parceiros , uniformes ou até mesmo a sua personalidade.
Embora todas estas mundaças o enredo da historia continua o mesmo , onde o milionário Bruce Wayne (Batman) ainda criança ver o assassinato dos seus pais , por um ladrão , tornando-se avesso ao uso da arma de fogo , o menino jurou vingar-se da morte dos pais ,treinando o seu físico e o seu intelecto em várias áreas como química, criminologia ,artes marciais ,ginástica. Sabendo ele que os criminosos eram supersticiosos e covarde pensou em um disfarce que poderia assustá-los e perto medo .Pensou no morcego do qual o mesmo tinha pavor .
Começando assim a saga do jovem milionário filantrópico de dia e justiceiro a noite,que sobrevivei até hoje .

O uso da revista em quadrinhos do Batman em sala de aula vai depender da flexibilidade e sensibilidade dos educadores conseguir destacar os pontos cruciais na leitura do gibi, sendo este negativos ou positivos levando os alunos ao hábito da leitura e da reflexão ,respeitando a opinião e posição de cada um.
No caso do hábito da leitura é possível, sim, que através dos gibis , e principalmente da historia Batman, despertar o gosto em nossos alunos para leitura , ou seja embora a narrativa de suas historias contenham muita violência , traz um contexto social , político , onde cada aluno poderá ter uma analise critica e reflexiva , além de a valorização a arte visual.
Embora as historias do Batman sejam ricas no contexto sócio-político , mostrando temas atuais , ela poderá ser perigosa no âmbito do ensino-aprendizagem em sala de aula , pois temos um foco muito grande da violência nessas revistas, como também a questão de fazer justiça com as próprias mãos ,ignorando as leis da sociedade e poderá levar os nossos alunos a uma visão distorcida da justiça e aliená-los . Com isso cabe o professor despertar nos alunos a capacidade de ver algo positivo , estando assim voltada o uso da historia em quadrinhos do Batman como um despertar para leitura, para interpretação e reflexão.
O ponto positivo das revistas em quadrinhos depende muito das estratégias utilizada pelo professor em sala de aula , no caso da historia do Batman , inicialmente estaríamos estimulando e convidando os nossos alunos para estarem lendo a revista, para logo após estarmos fazendo uma discussão em sala de aula ,debatendo os pontos positivos e negativos de determinadas historias ,criando situações problema para que os mesmos possam através do gibi encontrar soluções .
Despertando assim a capacidade de ler, entender e interpretar de acordo com os valores trazidos pela revista , como também os seus valores e os valores impostos pela sociedade.
Sabemos que estamos na contramão na questão da utilização dos gibis como forma educativa, mas como educadores que somos nos cabe a orientação para um novo olhar não só com relação a leitura de gibis , mas a leitura em geral , que infelizmente nos dias atuais tem sido muito pouca valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário