segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atividade - grupo: Mafalda


Componentes:
André Luís da Costa
Claudionete Ferreira
Flor de Lys Reis França
Joana D'arc
Maria Alcilene
Meire Lúcia
Richardson
Jane

Um comentário:

  1. CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE – CEAMA
    FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA
    CURSO PEDAGOGIA T 216- NOT

    BATMAN – tema trocado na ultima aula.
    1) Em que medida podemos, como educadores, fazermos uso de obras, produto da cultura da massa, para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescentes?

    O uso de obras, como os quadrinhos, possibilita ao aluno fomentar questões relevantes do seu cotidiano, pois as mesmas, quase sempre, tratam de assuntos como: sociedade capitalista, problemas de cunho psicológicos, circunstâncias sócio-político-econômico, ou seja, leituras pelas quais é possível ao aluno ter um visão de mundo, lógico que aliada a outras leituras contemporâneas, o aluno pode estabelecer um paralelo entre ambas. A partir daí, o professor deve incentivar não só as leituras convencionais de conhecimento abrangente, como também jornais, revistas, panfletos, outdoors, construindo assim no aluno o hábito da busca pelo saber nas suas mais variadas formas.

    2) É possível formarmos leitores a partir da leitura de obras? Justifique sua resposta.
    Considerando que a iniciação a leitura deve se dá de forma tranqüila, levando em consideração o nível do leitor, nas séries iniciais temos um leitor em fase de reconhecimento das letras, números, frases, e que na sua maioria não possui o hábito da leitura. Por isso, as histórias em quadrinhos favorecem um contato interessante a esse aluno. A medida que o leitor desenvolve sua habilidade de leitura e reflexão o professor pode trabalhar com estas obras apresentando um outro ponto de vista que não é percebido sobre o ponto de vista desse leitor em uma primeira leitura.

    3) Após constatar a existência de conflitos ou assuntos referentes a problemas da contemporaneidade, verificar até que ponto a leitura de tais obras contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Como tais temáticas podem ser abordadas no espaço de ensino?
    Muitas das histórias do Batman revelam e apresentam fatos da nossa sociedade como: poluição, pobreza, corrupção, etc. Através dessa leitura o leitor toma consciência de que também pertence a um mundo parecido dependendo do seu contexto social, e constrói idéias sobre a sua importância na sociedade. É claro que algumas apresentam um mundo “exagerado”, ou seja, tem uma visão relacionada a conseqüências da ação do homem que apenas são previstas. Outras retratam fielmente a realidade influenciando a opinião desse leitor porque apresentam soluções o que levam a certos questionamentos.
    Devido a grande diversidade temática dessa obra o educador pode abordá-las na sala de aula de acordo com a proposta curricular, como exemplo: nas séries iniciais, pode-se trabalhar a leitura motivando o aluno pelas cores e figuras que destacam-se nos quadrinhos, no sexto ao nono ano, as atividades podem ser direcionadas para interpretação e contextualização dos problemas que também acontecem na comunidade de cada um.


    4) Que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas no universo escolar? Tente comentar alguns aspectos sobre o gibi selecionado, aspectos positivos e negativos.
    Pode-se utilizar as imagens coloridas para motivar o aluno a uma leitura inicial. Neste primeiro momento seriam apenas atividades de reconhecimento do código lingüístico, percepção e avaliação do aluno como eleitor. No outro momento, podemos apresentar as histórias em quadrinho aos alunos para que compreendam a sua estrutura e depois elaborar uma atividade para construção da sua própria HQ, destacando aspectos da sua família ou da escola.
    As temáticas da história podem ser trabalhadas para que sejam realizadas debates sobre o que aquela história propõe e quais os pontos que devem ser levados ao dia a dia e o que os alunos devem reprovar.
    Nas histórias do Batman, o social é muito destacado, corrupções e poluição, amor e ódio. O professor deve estar atento as opiniões que seus alunos constroem sobre esse personagem, se necessário debater em sala para que todos percebam o que realmente é certo e o que é errado.

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